Educação On Line: “YouTube” como forma de educação do curso de engenharia
OLIVEIRA, Carlos E.¹; SOUZA, Aline Aparecida ¹;
BEZERRA, Sinaide Nunez ².
Resumo:
Com as crescentes demandas por agilidade a utilização das
modalidades de ensino distancia vem aumentando
cada vez mais. O facil acesso a intenet vem tornando o “YouTube” e outros sites
dirigidos a estudantes de diversas áreas como uma nova ferramenta de estudo e
aprendizado. Por meio de uma pesquisa qualitativa foi avaliado o índice de
atratividade do ponto de vista dos discentes dos cursos de Engenharia Cívil, Engenharia
da Automação e Engenharia Química do Centro Universitário Newton Paiva. Será
apresentado um breve estudo do histórico da tecnológia de ensino a distância e
como a ferramenta de vídeos pela internet foi difundida e sua contribuição para
o aprendizado no meio acadêmico.
Palavras-chave:
Ensino a distância, You Tube, internet, aprendizado e meio acadêmico.
1.
Introdução
A utilização das novas mídias vem modificando o cotidiano
acadêmico, a implementação e a utilização da internet e sites como o “YouTube” como recurso de aprendizado é uma
demonstração desta nova tendência. O site www.youtube.com surgiu como
ferramenta de interatividade, porém hoje demonstra grande potencial para expor
recursos didáticos como, vídeo-aulas, exercícios práticos, seminários e
tele-curso A utilização e a aceitação desta ferramenta será avalida a partir de
uma pesquisa quantitaitiva entre os alunos dos cursos de Engenharia Cívil,
Engenharia da Automação e Engenharia Química do Centro Universitario Newton
Paiva campus Buritis da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Será
apresentado ainda um breve histórico da educação a distância no Brasil e o
histórico do site You Tube visando o entendimentoe da difusão destes canais e
como deu-se a evolução destes meios de proliferação de conhecimento.
2.
Educação a distância
no Brasil
O conceito de Educação a Distância (EAD) no Brasil vem de
longa data, tendo seu primeiro registro conhecido em 1904, e a partir de tal
data surgiu uma série de outras atividades nessa modalidade. Atualmente o
Decreto de lei nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005, define a Educação a
Distancia:
“Art. 1º- Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a
Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação
didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a
utilização de meios e tecnológias de informação e comunicação, com estudantes e
professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”
Essa definição da Educação a Distância complementa-se com o
primeiro parágrafo do mesmo artigo, onde é ressaltado que esta deve ter
obrigatoriamente momentos presenciais, como descrito no trecho a seguir:
|
“§ 1 - A Educação a Distância organiza-se segundo metodologia,
gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a
obrigatoriedade de momentos presenciais para:
I –avaliações de estudantes;
II –estágios obrigatórios, quando previstos na legislação
pertinente;
III –defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando
previstos na legislação pertinente e
IV –atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando
for o caso.”
3.
Breve história sobre
o surgimento do You Tube
O “YouTube”
que foi fundado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que eram empregados
da empresa PayPal (empresa de vendas pela internet). Antes de trabalhar na “PayPal”,
Hurley estudou design na Indiana University of Pennsylvania, e Chen e Karim
estudaram ciência da computação juntos na University of Illinois at
Urbana-Champaign (Estados Unidos).
O
domínio "YouTube.com" foi ativado em 15 de fevereiro de 2005 e
o site foi desenvolvido nos meses seguintes. Os criadores do site ofereceram
uma prévia do site ao público em
Maio de 2005, seis meses antes do lançamento oficial.
Em
9 de outubro de 2006, foi anunciado que a companhia seria comprada pelo grupo Google
por 1,65 bilhão de dólares em ações. O negócio entre Google e “You Tube” veio
depois que o “You Tube” apresentou três acordos com empresas de comunicação em
uma tentativa de evitar processos sobre infração de direitos autorais. O “You Tube”
continuou operando independentemente, com seus cofundadores e 67 empregados
trabalhando dentro da empresa. A aquisição do YouTube foi fechada em 13 de
Novembro, e foi na época a segunda maior aquisição do Google.
4. Vantagens dos videos educacionais disponiveis na internet
A crescente busca de videos com conteudos educacionais na
internet denonstra uma das vantagens nas utilização do “YouTube” como
ferramenta de ensino, porém o processo de aprendizagem pode não ser satisfatório.
O uso de
novas tecnologias em
projetos EAD e
mesmo presenciais não
altera os modelos de
ensino-aprendizagem, pois carrega
velhas concepções pedagógicas (Andrade, 2007). Apesar
de todas as
oportunidades oferecidas pela
tecnologia, o uso
do vídeo não adianta nada sem uma boa
estrutura pedagógica (Moran, 1995).
As tecnologias necessitam de outro elemento
que as completem.
E Valle (2003)
acredita que esse
elemento é o professor.
Ele é
o elemento de
mudança. Ele necessita
se preparar para
assumir o papel
de protagonista (Carneiro, 2001).
5.
Informações sobre a
escala de classificação Likert
A
escala Likert ou escala de Likert é uma escala de
resposta psicométrica usada habitualmente em questionários, e é a escala mais
usada em pesquisas de opinião. Ao responderem a um questionário baseado nesta
escala, os perguntados especificam seu nível de concordância com uma afirmação.
Normalmente,
o que se deseja medir é o nível de concordância ou não concordância à
afirmação. Usualmente são usados cinco níveis de respostas, sendo que alguns
pesquisadores preferem usar sete ou mesmo nove níveis.
O
formato típico de um item Likert é:
1. Não concordo totalmente
2. Não concordo parcialmente
3. Indiferente
4. Concordo parcialmente
5. Concordo totalmente
A
escala de Likert é bipolar, medindo ou uma resposta positiva ou negativa a uma
afirmação. Às vezes são usados quatro itens, o que força o sujeito pesquisado a
uma escolha positiva ou negativa, uma vez que a opção central
"Indiferente" não existe.
Escalas
de Likert podem estar sujeitas a distorções por diversas causas. Sujeitos
perguntados podem evitar o uso de respostas extremas, concordar com afirmações
apresentadas ou tentar mostrar a si ou a suas empresas/organizações de um modo
mais favorável. O desenho da escala com respostas mais balanceadas pode
resolver a questão dos desvios por aceitação às afirmações, mas as outras duas
questões são mais problemáticas.
Após
o questionário ter sido totalmente respondido, cada item pode ser analisado
separadamente ou, em alguns casos, as respostas dadas podem ser somadas para
criar um resultado por grupo de itens.
6. Pesquisa com discentes de engenharia em automação
Foi realizada uma pesquisa com os discentes dos cursos de
Engenharia Cívil, Engenharia da Automação e Engenharia Química do Centro
Universitário Newton Paiva, sendo 126 entrevistasnos quais 86% do sexo
masculino e 14% feminino entre 19 e 35 anos.
O questionário aplicado abordou questões refereantes a
aplicação do “YouTube” como ferramenta de ensino mediante a escala de Likert
para avaliar o nível de concordância com as afirmações propostas, sendo estas:
1 – O “You Tube” é uma ferramenta para o
aprendizado das disciplinas que estudas na faculdade.
|
2 - Os vídeos explicativos são uma boa
alternativa para melhoria dos estudos.
|
3 – É importante que seus professores
disponibilizem ou indiquem vídeos sobre os conteúdos estudados na faculdade.
|
4 – A busca por novos vídeos
referentes às disciplinas vistas em sala de aula é uma atividade cotidiana.
|
5 – No caso de duvidas com relação às
disciplinas vistas em sala o “YouTube” é uma opção para busca de novas
explicações.
|
6 – As explicações obtidas nos vídeos
disponibilizados no “YouTube” são satisfatórias.
|
Para as respostas foi utilizada a escala
Likert como base para avaliar o nível de aceitação e aplicação dos vídeos como
auxilio no ensino superior obtivemos os dados descritos nos gráfico a seguir:
1. Distribuição das respostas ao questionário
7.
Resultados da Pesquisa
Com base nas entrevistas foi avaliado que cerca de 78% dos
entrevistados concordam que a aplicação do “YouTube” é uma ferramenta considerável para o ensino superior
e 96% que é uma boa ferramenta de aprendizado.
Conforme os resultados 64% dos entrevistados acham que os
professores deveriam disponibilizar ou indicar videos dos conteúdos aplicados
visando melhorar seu aprendizado e apenas 45%, menos da metade dos
entrevistados, concordam que buscar videos das disciplinas aplicadas seria uma atividade
cotidiana demonstrando ainda uma certa relutância na utilização deste recurso.
E por fim 81% dos entrevistados concordam que para sanar duvidas o “YouTube” é
uma maneira eficiente de se encontrar explicações referentes aos conteúdos
aplicados em sala.
Tabela dos resultados obtidos com amostral
de 126 entrevistados
|
|||||||||||
Questão
|
Concordam Totalmente
|
%
|
Concordam Parcialmente
|
%
|
Indiferentes
|
%
|
Não
Concordam Parcialmente
|
%
|
Não
Concordam Totalmente
|
%
|
|
1
|
27
|
21%
|
72
|
57%
|
24
|
19%
|
3
|
2%
|
0
|
0%
|
|
2
|
36
|
29%
|
84
|
67%
|
6
|
5%
|
0
|
0%
|
0
|
0%
|
|
3
|
51
|
40%
|
30
|
24%
|
30
|
24%
|
12
|
10%
|
3
|
2%
|
|
4
|
15
|
12%
|
42
|
33%
|
24
|
19%
|
36
|
29%
|
9
|
7%
|
|
5
|
45
|
36%
|
57
|
45%
|
15
|
12%
|
9
|
7%
|
0
|
0%
|
|
6
|
12
|
10%
|
90
|
71%
|
6
|
5%
|
9
|
7%
|
9
|
7%
|
8. Considerações finais
Segundo a pesquisa e conforme avaliado pelo histórico o crescimento
e atratividade do ensino com ferramenta de mídia on line é de grande
atratividade, tal recurso apresentou um nível de aceitação considerável sendo que mais de 60%
dos entrevistados concordam plenamente que a ferramenta é de grande valor ao
ensino.
Para o amostral percebeu-se que o sexo masculino possui maior
interesse e que a faixa etária de 21±3
anos é a que mais se interassa ao mencionar o “YouTube” como forma de ensino.
Pelo histórico e dados coletados percebe-se que o uso de videos para ensino torna-se uma premissa
certa e que segundo seu histórico tem crescimento certo somando um esforço na
busca do saber para os discentes, porém não anulando a necessidade do tutor e
suas respectivas orientações e exclarescimento, visto que segundo 36% dos
entrevistados, os professores ainda não utilizam este recurso como auxilio para
o aprendizados dos alunos.
REFERÊNCIAS
LIKERT,
Rensis (1932), "A Technique for the Measurement of Attitudes", Archives
of Psychology 140: pp. 1-55
BERNARDO, V. Educação a distância: fundamen-tos. Universidade
Federal de São Paulo UNIFESP. Disponível em: <http://www.virtual.epm.br/mate-rial/tis/enf/apostila.htm#
INTRODUÇÃO>. Acesso em: 28 dez. 2009.
BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta
o artigo 80 da Lei no9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as
diretri-zes e bases da educação nacional.Diário Oficial da República Federativa
do Brasil. Brasília, DF, 20 dez. 2005. Disponível
em:<http://www.planal-to.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>.
Acesso em: 25 jan. 2010.
MARCONCIN, M. A. Desenvolvimento histórico da Educação a
Distância no Brasil. Disponível em: <http://www.followscience.com/account/blog/arti-cle/106/desenvolvimento-historico-da-educacao-a--distancia-no-brasil>.
Acesso em: 10 maio 2010.
ALEXANDRE, J. W. C.; ANDRADE. D. F.; VASCONCELOS,A. P. &
ARAUJO. A. M. S. (2002a) - Uma proposta de análise de um construto para a
medição dos fatores críticos da gestão pela qualidade através da teoria da
resposta ao item. Revista gestão & produção, v.9, n.2, p. 129-141.
Histórico do You tube. Acesso ao site: http://pt.wikipedia.org/wiki/YouTube
em 12 de abril de 2013.
Legislação da Educação a Distância. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12778%3Alegislacao-de-educacao-a-distancia&catid=193%3Aseed-educacao-a-distancia&Itemid=865>.
Acesso em 12 de abril de 2013.
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