Há 15 anos atrás sistemas embarcados além de complexos e geralmente aplicados em linguagem de baixo nível, com programas binários complexos que exigiam total domínio da estrutura eletrônica dos circuitos processadores traziam um custo muito elevado para suas aplicações em produtos. Tal cenário restringia seu uso a apenas sistemas de alta complexidade, onde circuitos não se adequavam a tal complexidade.
Hoje a realidade é favorável, os microcontroladores e processadores adequaram-se às plataformas de programação de alto nível, as ferramentas às praticidade de interface de configuração gráficas e o custo dos chips bem mais acessíveis.
Outro fator positivo é o uso de barramentos de comunicação universal entre sistemas embarcados e sistemas de alto nível como SCADA, Ethernet e outros. Para tal aplicação podemos citar sistemas com tecnologias I2C, SPI, CAN, USB, Serial, Ethernet, Wifi e etc.
Enfim uma dica preciosa atualmente é que a ideia de projetos de produtos eletrônicos com recursos embarcados é uma solução para soluções que ofereçam upgrades, características de operação modular e funcionalidades em blocos.
Tanto a sociedade científica como os profissionais têm difundido o uso destas tecnologias. Como exemplos de companhias podemos citar a Microchip, Freescale, Motorola e diversas outras do seguimento que disponibilizam gratuitamente pacotes de desenvolvimento na internet, além de kits e forum de discussões para os profissionais atuantes neste seguimento. Como iniciativa aberta temos também os chamados "robistas" que disponibilizam pequenos projetos e soluções em caráter publico como o "Arduino", sites "Embarcados", "Laboratório de Garagem" e diversos outros que contribuem para a difusão de conhecimento desta área em ascensão.
Além de todas estes pontos favoráveis vale citar ainda o desenvolvimento de tecnologias de circuitos eletrônicos de montagem de superfície, conhecidos como "SMD". Hoje a de componentes de menor custo e maior qualidade.
Quer economizar e agregar tecnologia use embarcados...
Nenhum comentário :
Postar um comentário