O modelo FCV (Fuel-Cell Vehicle - veículo a célula de combustível) será apresentado durante o Salão do Automóvel de Tóquio, no final deste mês.
O FCV tem uma autonomia de 500 km e tempo de reabastecimento de três minutos, mais ou menos o mesmo tempo que se leva para encher o tanque de um veículo a gasolina.
Segundo a empresa, o design exterior do veículo evoca "a transformação do ar em água" - a célula a combustível usa o gás hidrogênio para produzir eletricidade, liberando apenas água no escapamento.
Embora seja uma promessa antiga, os veículos a hidrogênio não têm passado da etapa de conceitos por dois motivos principais: a elevada temperatura das células de combustível e a falta de infraestrutura para abastecimento do gás.
A empresa afirma esperar que "centenas de postos de combustível" estejam disponíveis no Japão, Europa e Estados Unidos nos próximos dois anos.
Tanques a hidrogênio
Usando
materiais mais resistente às altas pressões, o número de tanque de
hidrogênio foi reduzido de quatro para dois. À esquerda, a pilha de
células a combustível do FCV. [Imagem: Toyota]
As células a combustível têm uma densidade de potência de saída de 3 kW/L, mais que o dobro da usada no carro-conceito a hidrogênio anterior da Toyota, o FCHV. A saída é de pelo menos 100 kW.
Segundo a montadora, a pilha de células a combustível usada opera em tensão maior, o que tornou possível reduzir o tamanho do motor e o número de células de combustível individuais, gerando um sistema menor que oferece um melhor desempenho.
Como o veículo é duplamente híbrido, contando ainda com baterias, ele tem capacidade para quatro passageiros, apesar dos seus 4,87 metros de comprimento.
Com tanques de hidrogênio cheios e baterias carregadas, segundo a Toyota, o veículo pode fornecer "eletricidade suficiente para satisfazer as necessidades diárias de uma casa japonesa média (10 kWh) por mais de uma semana", sem precisar quais são as necessidades diárias de uma casa japonesa média....
Fonte: www.inovaçãotecnologica.com.br
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