Acessos
Nuvens a vista....
sexta-feira, 2 de outubro de 2015
Problemas com EMC e EMI, oculto mas real...
Muitos colegas de engenharia já devem ter ouvido falar sobre as tais interferências de circuitos em relação aos sinais de rádio, as chamadas interferências eletromagnéticas conduzidas ou "EMC" e interferências eletromagnéticas irradiada ou "EMI", siglas derivadas das expressões na língua inglesa. Desde o inicio da descoberta dos sinais de rádio emissão este problema já era um mal derivado em equipamento com alimentação via rede elétrica, ainda mais com o crescimento de seu uso a partir da segunda guerra mundial.
Em minha vida profissional pude constatar vários casos onde a EMC e EMI eram grandes vilões, como por exemplo em impressoras térmicas. Com a interferência por EMC em equipamento com alimentação via rede elétrica e EMI em equipamentos à bateria. Em condições de pico de corrente para aquecimento o circuito controlador fica susceptível a este tipo de interferência gerando ruídos no sistema de controle do circuito e em alguns casos parando a impressão por interferência externa.
Este é um dos casos menos graves que já presenciei e graças a pré análise do equipamento em laboratórios especializados de telecomunicações, pude constatar tal efeito e corrigi-lo.
Deixo aqui minha dica aos colegas, para tais efeitos no caso do Brasil a Anatel regulariza a maioria dos equipamentos de telecomunicações e automação para evitar panes em equipamentos de risco acentuado como aviões e na área médica.
No exterior também temos os órgãos regularizadores como FCC (E.U.A e Canadá), RMC (Austrália) e diversos outros.
Recomendo aos colegas uma busca e em caso de dúvida sobre quais leis, resoluções e parâmetros atender sempre consultar um especialista pois o risco é grande em projetos de equipamento com eletrônica embarcada.
Sucesso meus caros!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário