Muitos projetistas ao mencionar a reestruturação de projetos declinam-se por ser uma atividade muito complexa e certas vezes quase montar um quebra-cabeça.

Bem em mais de 10 anos atuando com organização e gestão de documentações para projetos de engenharia, entre projetos de software, mecânicos, manuais, especificações, certificações, circuitos e etc, pude notar que com uma reestruturação bem elaborada e planejada em 3 meses consegue-se reduções em atividades de consulta em manutenção de projetos absurdamente melhores e mais rápidas. Por exemplo um "upgrade" de projeto mecânico pode ser reduzido de 6 meses para 40 dias, com a simples redefinição de estrutura de bibliotecas, ou software com o mesmo tempo de alteração pode ser reduzido para 2 meses de debug e testes com uma simples redefinição das bibliotecas com uso de UML.

Depois de diversas experiências também pude notar que os gestores de projeto sempre relutam ao ser proposto a reestruturação de engenharia por receio de se perder o domínio dos históricos e conteúdos dos projetos e processos. Neste contexto o que posso dizer é que em uma reestruturação bem planejada pode zerar risco de migração e qualificar os envolvidos para potencializar resultados e com certeza reduzir custos e prazos significativamente.

Por este motivo colegas confirmo que uma engenharia eficiente só acontece na renovação e melhoria contínua. Não é possível potencializar um processo sem a aplicação de premissas de melhoria contínua, ou seja, a máxima da qualidade aplicada aos processos de gestão, documentação e engenharia aplicadas no dia-a-dia também somam lucros aos trabalhos com projeto agregando valor na estrutura funcional.

Concluindo o porque de se aplicar é o custo resultante deste trabalho. Com isso é recomendado fortemente olhar para a estrutura de projetos para se perguntar: "isto pode ser melhorado para potencializar os trabalhos relacionados?". Assim os resultados podem ser surpreendente e o receio de modificar dará lugar a resultados dinâmicos e mais flexibilidade nos trabalhos futuros.

Sucesso e um abraço aos colegas!!!