Defendo a utilização de USB Hid class por ser uma tecnologia mais inteligente. Diferente da classe serial, nela temos todo o suporte de um sistema operacional, além da funcionalidade plug and play.
Com a comunicação USB Hid class você pode personalizar seu dispositivo/equipamento por meio da identificação do OS e assim utilizar a pré configuração e reconhecimento da aplicação de interface para agilizar a operação de seu equipamento.
Diferente da comunicação serial, existe na USB Hid class toda a tratativa de protocolo para reconhecimento do OS e assim garantir a confiabilidade da comunicação. Nela o risco de perda de dados como na comunicação serial praticamente é nulo, pois além do CRC o sistema trata todos os dados como uma informação a ser validada de acordo com a diretiva utilizada. Isso se deve ao particionamento do protocolo HID para adaptar-se a sistemas diversos.
Atualmente o desenvolvimento com esta tecnologia vem sendo difundido por observar-se que o usuário final buscar equipamentos autoconfiguráveis e isentos de falha na comunicação.
Um comparativo para salientar a aplicação é que na comunicação serial, geralmente fica a cargo do usuário verificar e configurar a taxa de transmissão dos dados, a porta a ser liberada pelo sistema e as configurações do protocolo como bit de paridade e tempo de espera entre envio de dados. Estes dados em um sistema HID são adequado pelo OS e assim facilitando toda operação de equipamentos.
Enfim, espero que está ótica auxilie alguns colegas a avaliarem seus projetos.
Sucesso a todos!